Curvas de Igual Sonoridade (Fletcher-Munson Curves)

As Curvas de Igual Sonoridade (conhecidas também como ‘Fletcher-Munson curves‘ ou ‘Equal-loudness contours‘) demonstra-nos a tendência que o nosso ouvido tem de ouvir cada vez mais frequências baixas e agudas á medida que a pressão sonora é maior.

fletcher-munson curves

Numa comparação, um Registo que seja masterizado com níveis mais altos vai soar mais quente, brilhante e com mais impacto em relação ao Registo mais baixo.
Nestas comparações, este efeito esconde a perda dos transitórios e deteoriza a percepção da dinâmica ( que supostamente são partes essenciais da performance artística ).

Concluindo, se impulsionarmos os agudos apenas uns dB‘s, o registo vai soar mais alto; mas não quer dizer necessariamente que soe melhor ou que seja sinónimo de uma maior qualidade sonora.

Significados

Fletcher e Munson foram os responsáveis por provar este fenómeno nos laboratórios da Bell nos Anos 30.

Transitórios são picos de energia de curta duração que contêm frequências instáveis (geradas por componentes não periódicos e de comportamento caótico) que têm uma duração variada entre 5 a 300 milesegundos. Os Transitórios são fundamentais na percepção do timbre, na localização da sensação de espaço e na intelegibilidade. Por exemplo, são de extrema importância numa voz visto que constituem a base dos sons consoantes.

O Decibel (dB) é uma unidade logarítmica que indica a proporção de uma quantidade física em relação a um nível de referência especifico.

 NFL Jerseys Paypal